SADUCEUS e FARISEUS na época de Jesus.
Os Saduceus dominavam o templo na época de Jesus Cristo, conquistaram a confiança dos governadores romanos e com isso desenvolveram um sentimento continuista, ou seja, mesmo enquanto dominados tinham privilégios, portanto, desejavam que as coisas permanecessem da maneira que estavam. O povo escravizado e pagando altos impostos aos romanos não parecia ser um incômodo. Pouco antes de Jesus ser crucificado Anás havia sido sacerdote, mas, com a troca do governador romano, foi substituído por seu genro chamado Caifás.

Segundo alguns historiadores era Anás quem explorava o comercio nos átrios do templo de Jerusalém. O ex-sumo sacerdote parecia ainda ter bastante influência no governo de seu genro, e tudo indica que foi ele quem acertou o preço da traição com Judas, pois Jesus foi levado à sua casa logo que foi preso. Alguns judeus, por incrível que pareça, eram até gratos aos romanos por estes permitirem que mantivessem seu templo e religião.
A expressão usada pelos anciãos judeus diante de Jesus, que clamavam em favor de um centurião cujo servo estava enfermo mostra bem esse sentimento de gratidão: Lucas 7.5 "Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga". Os romanos suportavam a religião dos judeus simplesmente porque assim eles se mantinham relativamente pacíficos, mas faziam questão de controlar os líderes religiosos, que sem espiritualidade nenhuma se submetiam às ordens de dominadores extremamente pagãos, os romanos.
Os Saduceus eram das classes economicamente superiores em Israel, helenizados e por essência pouco espirituais, já que negavam a ressurreição da alma e não tinham esperanças escatológicas, ou seja, desprezavam a idéia de um messias redentor de Israel. Por outro lado existiam os fariseus, extremamente zelosos em relação a lei, eram respeitados e tinham a simpatia do povo. Possuíam sentimentos nacionalistas e esperavam a libertação de Israel por meio do prometido Messias da casa de Davi, os zelotes eram um segmento da seita farisaica.
Os dois grupos religiosos não foram capazes de perceber o cumprimento da profecia messiânica, e levaram o povo também a isso, foram líderes cegos que prejudicaram toda uma nação.
As profecias são tão claras: “Deves saber e ter a perspicácia de que desde a saída da palavra para se restaurar e reconstruir Jerusalém até o Messias, o Líder, haverá sete semanas, também sessenta e duas semanas.” — Daniel 9:25. Sete semanas mais setenta e duas = 69 semanas => 483 anos. Os judeus possuíam essas datas e poderiam ter previsto que aquele que apareceu naquele ano seria o Messias, exatamente 483 anos depois da ordem dada a Neemias para restaurar Jerusalém em 455AC.
O Messias viria no ano 29DC. Algumas pessoas, como os magos, Simeão e Ana, e outros não mencionados, aguardavam para essa data a chegada de Jesus, e foram recompensados por isso. Lucas 2.25 Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
A seita dos Saduceus se helenizou, adquirindo características dos povos dominantes, a dos Fariseus também adquiriu algumas características nocivas, esquecendo que Israel sempre vencera as batalhas na dependência de Deus, se tornaram insensíveis ao Espírito de Deus, que ainda falava por meio de seus profetas. As palavras de Estevão foram simplesmente o que dizia a Torah, mas ambos os grupos religiosos se iraram e consentiram na sua morte.
SADUCEUS E FARISEUS DO Sec.XXI.
Na atualidade ha grupos religiosos que se assemelham às seitas citadas.
Alguuns são excessivamente materialistas, dizem que Deus não faz mais milagres, se apegando exclusivamente à letra escrita, a estes Paulo adverte: "a letra mata e o Espírito vivifica". Outros são excessivamente esotéricos, atribuindo poderes milagrosos a pessoas mortas, ou vivas, ou a objetos como sal e lenços. Estes criaram para si algumas escrituras, as chamam de sagradas, mas estas não são endossadas por Deus. Alguns estabelecem datas para a volta de Jesus, Ele não vem, então estabelecem outras datas. E assim poderíamos descrever dezenas de lideranças equivocadas, que assim como os Fariseus e Saduceus, atiram o povo no inferno.
A consulta e entendimento das escrituras deve ser ensinada e incentivada pois só assim o homem consegue estabelecer contato íntimo com Deus. Paulo elogia muito os crentes de Beréia porque verificavam na Torah se o que falava era verdade. Os templos de Jerusalém, tanto o primeiro quanto o segundo, foram destruídos porque os judeus, líderes e liderados, descumpriam deliberadamente as escrituras e usavam o templo como um lugar de status e obtenção de riqueza.
Do discurso de Estevão, que foi apedrejado, o que mais irritou os líderes religiosos foi o que disse acerca do seu templo ser inútil e contra a hipocrisia dos sacerdotes que não tinham um pacto verdadeiro com Deus, representado pela circuncisão. "Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:" (...) Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais".(Atos 7:48 e 51)
Agora, em tempo de graça, nós somos o templo de Deus, cuidemos em conhecer as escrituras e fazer um pacto verdadeiro e perpétuo com Jesus, por meio de seu sangue, para que não sejamos destruídos.
Obrigado leitor foi por conta de sua fidelidade e divulgação que nos últimos dois meses tivemos mais de 33.000 visualizações de página vindas de 42 países diferentes em todos os continentes. Cremos que fomos ferramenta de auxílio para essas milhares de pessoas que tinham seu entendimento de alguma forma deturpado pela manipulação e dominação do sistema que age nesse mundo. Cremos, assim como Deus, que todos tem possibilidade de libertação.
RELATÓRIO.
.Visitas· 12.108 - .Visualizações de página 33.130 .Páginas/visita 2,74
Taxa de rejeições > 2,49% - (Quanto menor melhor. Excepcional, maravilhosa.) A média da internet é de 21 a 50%.
Isso significa que 97,51% dos visitantes resolveram permanecer em nosso site, lendo pelo menos mais um artigo ou reportagem.